ambiancelogo

 

Ambiance Soluções Ambientais

GERENCIAMENTO AMBIENTAL INTEGRADO & SOLUÇÕES DE GESTÃO E DESTINAÇÃO

A AMBIANCE Consultoria em Saúde & Soluções Ambientais promove de 24 a 26 de novembro seu último grande seminário em 2008, que vai abordar a questão ambiental para: Resíduos da Indústria, Resíduos Urbanos e Reciclagem e Resíduos de Serviços de Saúde. O evento contará com a presença do o Diretor e Idealizador do PRAC- Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada André Luis Saraiva que apresentará no dia 24 de novembro às 10h00 a palestra Gestão Integrada de Pilhas e Baterias – Descarte Pós Consumo segundo a Resolução CONAMA 257.

Local: São Paulo/SP
Dia:  24 de novembro às 10h00 no Centro Empresarial do Aço

 

clique aqui e confira o programa completo

 

Divulgação: Biologia na Rede

 

 

RecicleCempre

 

Nos dias 12, 13 e 14 de novembro acontece o Seminário de Resíduos do CEMPRE - Compromisso Empresarial para a Reciclagem, a quarta edição do RecicleCempre, evento que acontece em paralelo a X FIMAI- Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade e ao X SIMAI- Seminário Internacional de Meio Ambiente, promovidos para Revista Meio Ambiente Industrial.

No dia 14 de novembro o diretor e idealizador do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada André Luis Saraiva fará a palestra de abertura doPainel: Logística Reversa e pós-consumo – avanços na reciclagem no setor de Eletro-Eletrônicose será o coordenador técnico desse painel, que terá como convidados especialistas da HP, da ABINEE, da BSH Continental e da Whirpool, para mostrarem suas experiências nessa área.

Local: Expo Center Norte

Data: 14 de novembro das 9h00 às 12h00

 

Ônibus, 100 anos transportando o futuro

A análise conjunta dos problemas que o transporte coletivo apresenta é fundamental para a implementação de políticas públicas para o setor, para a conquista da certificação de qualidade pelas empresas, e, principalmente, para o pleno exercício do direito de ir e vir da população.
Visando a garantir que transportadores, poder público, trabalhadores rodoviários e representações dos mais diversos segmentos da sociedade disponham de um fórum privilegiado sobre o desenvolvimento do transporte de passageiros por ônibus e a conseqüente melhoria da qualidade de vida para a população, a Fetranspor – Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro – e sindicatos filiados realizarão o 13º Congresso sobre Transporte de Passageiros – 13º Etransport – nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2008, na Marina da Glória, Aterro do Flamengo, Cidade do Rio de Janeiro. No dia 13 de novembro às 14h00 o diretor e idealizador do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada André Luis Saraiva participará do Fórum Gestão Ambiental no Transporte – Despoluirno auditório 3.

Local: Marina da Glória – Rio de Janeiro/RJ

Data: 13 de novembro às 14h00

 

clique aqui e confira a Programação 13º ETRANSPORT

barra24

 

 

A FIMAI - Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2008, no Pavilhão Azul, do Expo Center Norte, em São Paulo, SP, abre um leque importante de opções na área ambiental e possibilita o contato com os mais importantes especialistas e empresários atuantes no Brasil.

Considerada como a mais importante feira do setor de Meio Ambiente Industrial na América Latina, a FIMAI apresenta-se como excelente opção para mostrar o que há de melhor e mais avançado em nível mundial, sendo um grande atrativo para investidores e empresários nacionais e internacionais que desejam estreitar contatos com empresas do setor, fazer negócios e expandir sua rede de relacionamentos comerciais. Novas tendências, inovações tecnológicas, práticas ambientais bem sucedidas e pró atividade nos setores socioambiental é a marca registrada dos expositores da feira, transformando o evento em um centro gerador de experiências e de negócios importantes.

Em paralelo a FIMAI, acontece o IX SIMAI – Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade será realizado entre os dias 12, 13 e 14 de novembro de 2008, no Expo Center Norte – Pavilhão Azul, São Paulo. O evento objetiva mostrar as ações em prol da qualidade ambiental. As palestras serão proferidas por especialistas renomados dos setores empresariais e governamentais, área de pesquisa e educação de diversos estados brasileiros e de países como Itália, Japão, Inglaterra, entre outros. Clique no logo abaixo e confira a programação do SIMAI

 

 

 
logo

FMPFM

 

Entre os dias 28/10 a 01/11 aconte a I SEMANA TECNOLÓGICA E CULTURAL DA FACULDADE MUNICIPAL PROFESSOR FRANCO MONTORO. No dia 31/10 às 19h30 o Diretor e Idealizador do Programa PRAC, Andre Luis Saraiva ministrará a palestra Gestão Ambiental Reversa na Indústria de Baterias Automotivas e o Projeto PRAC no Anfiteatro do Bloco C.

Local: Mogi Guaçu/SP
Dia:  31 de outubro às 19h30 no Anfiteatro do Bloco C

 

clique aqui e confira o programa completo

 

ciespdistritaloeste

 

Na Pauta da 377ª Reunião da Diretoria e do Conselho Diretor do CIESP Distrital Oeste, que se realizou no dia 30 de outubro de 2008 às 18h00 no SENAI – Mariano Ferraz na Vila Leopoldina, constou uma apresentação do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada, dentro do espaço reservado ao Comitê de Meio Ambiente realizada pela Equipe PRAC aos membros do Conselho Diretor do CIESP Distrital Oeste

Local: São Paulo/SP

Dia: 30 de outubro às 18h20 no Auditório do SENAI Mariano Ferraz

 

 ixsemnacrsto

 

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES, por meio do seu Comitê Nacional de Resíduos Sólidos e em conjunto com a ABES Tocantins, promove de 22 a 25 de outubro de 2008, a nona edição do Seminário Nacional sobre Resíduos Sólidos, em Palmas – TO, no Centro Universitário Integrado de Ciências, Cultura e Artes da Universidade Federal do Tocantins – CUICA , no Campus Universitário de Palmas, ALCNO 14 NS 15 s/n.

A Comissão Organizadora espera que os resultados do Seminário possam contribuir para:

• a universalização dos serviços a toda a população;
• que as cidades tornem-se mais limpas, reduzindo e controlando os focos de lixões;
• a sustentabilidade econômica e financeira dos serviços;
• estimular a participação e controle popular, da formulação ao gerenciamento;
• respeitar e promover os trabalhadores do lixo e eventuais catadores;
• contribuir para a preservação ambiental e boa qualidade de vida da população brasileira.

O evento voltado para a comunidade acadêmica, consultores, especialistas e gestores públicos e privados de resíduos sólidos no País, contará com palestras, curso, visitas técnicas e apresentação de trabalhos técnicos de profissionais, especialistas e estudantes, em forma oral e pôster, que serão selecionados pela comissão técnica do Seminário. No dia 24 de outubro às 16h00, André Luis Saraiva Diretor de Responsabilidade Socioambiental da Associação Brasileira da Industria Elétrica e Eletrônica - ABINEE e idealizador do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada ministrará a palestra Logística Reversa & Responsabilidade Compartilhada – Um cenário de Oportunidades Infinitas

Local: Auditório CUICA – Campus Universitário de Palmas – UFT

Data: 24 de outubro

 

AMBIENTRONIC

Oficinasobreprodutoseletroeletrônicos

ambientalmentecorretos

redelogo

 

O Eco Design, um conceito de projeto com consciência ambiental que envolve o ciclo de vida de um produto desde o processo de fabricação até o descarte, foi um dos temas discutidos durante a Oficina sobre produtos eletroeletrônicos ambientalmente corretos - AMBIENTRONIC, que aconteceu no dia 26 de setembro, em São Paulo.

Para falar sobre o tema, a Rede de Tecnologia e Serviços de Qualificação e Certificação em Tecnologia da Informação (Rede TSQC), organizadora do encontro, convidou o alemão Andreas Middendorf, um dos maiores especialistas deste assunto no mundo.

De acordo com José Rocha Andrade da Silva, da Rede TSQC, o Eco Design é um conceito amplamente difundido nos países mais tecnologicamente avançados. “As empresas européias já implantaram em seu processo industrial o conceito da produção ecologicamente correta: consumir menos e reciclar mais”, explica Rocha.

A oficina será integrada por empresários, técnicos de empresas e as principais associações empresariais do setor de eletroeletrônicos, o diretor e idealizador do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada, Andre Luis Saraiva, fez parte da Mesa de Certificação Ambiental – Oportunidade de Crescimento representando a ABINEE- Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, onde exerce o cargo de Diretor da Área de Responsabilidade Socioambiental; além de organismos governamentais voltados ao fomento tecnológico e proteção ao meio ambiente no Brasil. A meta é preparar um projeto para implantar o programa de certificação de produtos brasileiros na área ambiental e propor ao Ministério da Ciência e Tecnologia, tendo como parâmetro as diretivas internacionais que especificam os requisitos ambientais para estes produtos. “Este projeto possibilitará que as empresas brasileiras de eletroeletrônicos tenham maior acesso aos principais mercados mundiais”, enfatiza Rocha.

Local: Novotel Center Norte ” São Paulo
Data: 26 de setembro

clique aqui e confira a Programação do AMBIENTRONIC 2008

 

 respeg

 

“Seminário Gestão de Resíduos: Gerenciamento, Acondicionamento, Transporte e Destinação – Estratégias e Alternativas Técnicas para a Gestão Ambiental nas Indústrias”

Nos dias 16 e 17 de setembro próximo, a Revista Meio Ambiente Industrial, a Ambientepress Comunicação Ambiental e a Interação Ambiental irão promover, no The Universe Flat, Rua Pamplona, 83, São Paulo, das 8h00 às 18h00, o Seminário Gestão de Resíduos: Gerenciamento, Acondicionamento, Transporte e Destinação – Estratégias e Alternativas Técnicas para a Gestão Ambiental nas Indústrias, com o objetivo de mostrar que em busca de fomento de ações pró ativas em prol do desenvolvimento sustentável e de alcance de vantagens competitivas, o setor empresarial está cada vez mais engajado em iniciativas sustentáveis como uma estratégia de mercado. Além disso, a atenção aos indicadores econômicos, ambientais e sociais está ganhando um amplo espaço nas iniciativas empresariais gerando uma visão mais integrada e que leva em consideração – qualitativa e quantitativamente – o impacto de suas ações em toda a sociedade.

Neste universo, questões sobre a Gestão de Resíduos e ações para o gerenciamento, acondicionamento, transporte e sua destinação adequada assumem um papel fundamental para a excelência da empresa no mercado. O gerenciamento adequado dos resíduos nos vários processos de uma empresa possibilita um quadro de equilíbrio no qual não só a empresa conquista vários benefícios, como o aumento dos lucros advindo de um planejamento adequado e aplica a sustentabilidade na prática, como os colaboradores e a sociedade em geral são beneficiados com garantias de maior qualidade de vida para todos.

Com esta proposta, o Seminário visa mostrar o gerenciamento de resíduos como forma de conciliar as ações empresariais com o conceito de desenvolvimento sustentável e no dia 16 de setembro às 14h00 o diretor e idealizador do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada, Andre Luis Saraiva, estará participando do Painel: Co – produtos, subprodutos e receitas ambientais: Casos de sucesso, apresentando o Case PRAC.

Local: The Universe Flat, Rua Pamplona, 83 – São Paulo/SP

Data: 16 de setembro

 

VIIMAUA

 

A “Semana de Engenharia Mauá” é um evento que tem lugar na primeira semana de julho, sendo organizado por uma comissão voluntária de alunos e professores orientadores da Escola de Engenharia Mauá (EEM).

Os principais objetivos da “Semana de Engenharia Mauá” são:

• Proporcionar aos participantes uma oportunidade para conhecer novas tendências, tecnologias, bem como o contato com empresas que compõem o mercado de trabalho;
• Favorecer a integração entre os alunos da EEM com aqueles de outras Instituições de Ensino, visando o intercâmbio de conhecimentos e experiências;
• Promover o contato entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho através da realização de cursos, palestras e visitas a empresas que colaboram com o evento;
• Incentivar o intercâmbio de conhecimentos entre alunos de Engenharia e profissionais recém-formados ou com experiência profissional;
• Aproximar os alunos do Ensino Médio das atividades e competências do engenheiro, por meio de palestras e atividades práticas.

Para a sétima edição da “Semana de Engenharia Mauá”, na qual é estimada a presença de 800 participantes, o tema proposto é: “Sustentabilidade: A Natureza e a Economia Lado a Lado” e o PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada estará presente no dia01 de julho, representado por meio de uma palestra que será proferida pelo seu diretor e idealizador André Luis Saraiva que será um dos palestrantes desta edição.

 

globalforum

 

OPRACfoi selecionado para apresentar seu relato empresarial no Global Forum America Latina, na área temática de eco-eficiência e produção mais limpa, que será realizado em Curitiba/PR nos dias18, 19 e 20 de junho.

Os objetivos deste evento são:

1. Compartilhar os mais recentes estudos sobre o desenvolvimento da educação frente às mudanças e ao desenvolvimento do planeta.

2. Gerar subsídios e propostas para o aprimoramento dos currículos das escolas de administração, visando a formação de profissionais conscientes de sua responsabilidade para com o desenvolvimento sustentável.

3.Identificar práticas empresariais cujos conceitos e impactos possam ser considerados na constituição de currículos de instituições de ensino e universidades.

4. Contribuir para o fortalecimento do relacionamento entre o mundo empresarial e o acadêmico, de modo a torná-los parceiros permanentes na produção, utilização e divulgação do conhecimento.

No dia 18 de junho o Diretor e Idealizador doPRAC- Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada André Luis Saraiva apresentou o PAPER: PRAC – PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL COMPARTILHADA

 

clique aqui e confira as PROPOSIÇÕES DO GLOBAL FORUM AMÉRICA LATINA

 

 

 fiesp2008

 

A Semana Fiesp-Ciesp de Meio Ambiente 2008, que se realizará de 1º a 8 de junho , é uma mobilização de todas as entidades industriais paulistas – Fiesp, Ciesp, Sesi-SP, Senai-SP e IRS – em torno da questão ambiental.

No dia05 de junho, Dia do Meio Ambiente, o Diretor e Idealizador do PRAC- Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada André Luis Saraiva participou como moderador e relator da Mesa Redonda: “Ações socioambientais das empresas”.

A programação completa do evento contemplou desde debates técnicos e aprofundados até momentos de celebração, que foram estendidos a todo Estado de São Paulo.

 

clique aqui para ver a apresentação do PRAC

 

WORKSHOP LOGÍSTICA REVERSA

PARA APARELHOS E EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS

 

No sentido de promover conhecimentos e práticas empresariais sobre Logística Reversa, o CLRB organiza eventos que congregam profissionais do Brasil e do exterior. O CLRB reúne seus associados em diversos eventos que podem ser entendidos como reuniões sistemáticas e ocasiões de grandes eventos, tais como seminários, workshop, congressos, feira de exposição, etc. No dia 04 de junho no Auditório da Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica foi realizado o Workshop Logística Reversa para aparelhos e equipamentos eletrônicos que contou com a presença do Diretor de Responsabilidade Socioambiental da Abinee e Diretor e Idealizador do PRAC - Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada André Luis Saraiva

Local: Auditório da Abinee – São Paulo/SP

Data: 04 de junho

 

reciclagemvalorizacao

 

A questão da destinação dos resíduos sólidos é tida como um dos grandes desafios recentes da humanidade. Boa parte devido ao acentuado ritmo de crescimento econômico experimentado nas últimas décadas, resultando em severos impactos ao meio ambiente. Esse quadro mostra a dimensão das armadilhas criadas pela civilização moderna para si mesma.

Progressivamente tem crescido a responsabilidade dos geradores e distribuidores sobre os produtos e materiais pós-consumo resultantes da atividade econômica. A tendência de médio e longo prazo é o gerenciamento mais efetivo e eficiente do tratamento de resíduos sólidos, resultando nas soluções de recuperação da energia, retorno dos materiais ao ciclo produtivo, e na correta disposição final ao invés das formas arbitrárias de destinação.

Sob esse aspecto, o seminário Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos, que contará com a presença do autor e idealizador do PRAC, André Luis Saraiva, apresenta um programa técnico focado na apresentação de projetos de pesquisa em andamento nas Universidades que envolvam a utilização de materiais recicláveis em novas aplicações; empresas com técnicas atuais de reciclagem; associações com informações do mercado de materiais recicláveis no país e a participação de órgãos públicos e privados na legislação ambiental de resíduos sólidos.

Dessa forma, pretende-se divulgar este assunto abrangendo uma visão atual da reciclagem, cujo tema encontra-se em crescimento na área acadêmica e empresarial, além de ser essencial para a preservação ambiental no Brasil.

Data:30 de maio de 2008 das 8h15h às 18h30

Palestra: Descarte de Baterias será realizada às 14h00

Local: Auditório “Prof. Dr. Francisco Romeu Landi” – Edifício Eng. Mário Covas J.R. – Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3 , n° 380

Cidade Universitária, São Paulo – SP

barra24

 

fiep

 

No dia 14 de maio de 2008, às 15h00, na Sede da FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, André Luis Saraiva, autor e idealizador do PRAC apresentou o Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada – PRAC e a empresa Tamarana Metais, exemplo de comportamento ambiental sintonizada com a plena sustentabilidade, regida pela Agenda 21, na reunião do Conselho Temático de Meio Ambientee Recursos Naturais da FIEP – Federação da Indústrias do Estado do Paraná.

 

Data: 14 de maio de 2008 às 15h00

Tema: Desenvolvimento Sustentável

Local: Curitiba/PR

barra24

 

Desenvolvimento Local Sustentável

Missão Técnica Internacional

 

O Instituto Internacional para o Desenvolvimento Local (IIDEL) e a ONWARD PERU estão organizando a Missão Técnica Internacional sobre Desenvolvimento Local Sustentável, evento de capacitação e intercâmbio de Boas Práticas que acontecerá na cidade de São Paulo, Brasil; entre os dias 1º, 2º e 3º de Abril de 2008. No dia 01 de abril, André Luis Saraiva, empresário, idealizador do PRAC ministrará às 11h15 a palestra- 3. Elaboração de Projetos Econômicos com Impacto Social.

 

Informações sobre o evento: acesse www.iidel.net

 

Clique aqui e confira a programação do evento

barra24

 

 

“Gestão Ambiental Compartilhada”

PPS/SP

 

O Diretório Municipal do PPS realizou o seminário: “Gestão Ambiental Compartilhada – propostas para a cidade de São Paulo ”, nodia 07 de março, na Câmara Municipal de São Paulo Plenarinho – 1º andar, a partir das 20h . Os palestrantes serão o Prof. Dr. Arlindo Philippi Jr e o Dr. André Luis Saraiva, a coordenação ficará com a Vereadora Soninha Francine, e o evento contará ainda com as presenças do presidente do municipal, Carlos Fernandes e do deputado federal, Arnaldo Jardim. Arlindo Philippi Junior é doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Professor Titular da Universidade de São Paulo, atua na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Política Planejamento e Gestão Ambiental. André Luis Saraiva é empresário, idealizador do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada. Conselheiro do COEMA – Conselho Temático Permanente de Meio Ambiente da CNI e do COSEMA – Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP.

 

Para mais informações acesse www.pps.org.br

 

PPS

barra24

 

 

ambiancelogo

 

II Fórum Nacional de Resíduos

Ambiance Soluções Ambientais

 

Palestra: INDÚSTRIA DE PILHAS E BATERIAS-Práticas de Descarte de Pilhas e Baterias segundo a Resolução CONAMA 257que será ministrada no dia 05 de março às 14h00 pelo idealizador do PRAC -Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada, André Luis Saraiva

Local: São Paulo/SP

Data: 04 a 06 de Março

 

clique aqui para conhecer o programa completo

 

 
EVENTOS REALIZADOS

2017 - 2016 - 2015

201420132012201120102009

2007200620052004