lixoeletronicoorg

 

Debate sobre Gestão de Resíduos Tecnológicos

No dia 26 de novembro, o Diretor do PRAC, André Luis Saraiva participou de um Debate sobre Gestão de Resíduos Tecnológicos, representando a ABINEE onde exerce o cargo de Diretor de Responsabilidade Socioambiental. O evento contará ainda com 4 debatedores, representantes dos diversos grupos envolvidos com o tema: ONGs, governo, empresas de eletroeletrônicos e empresas recicladoras, a mesa foi moderada pelo Ricardo Kobashi colunista do caderno de informática do Jornal o Estado de São Paulo.

O evento ocorreu no auditório da Matilha Cultural, na Rua Rego Freitas 542, em São Paulo, no dia 26 de novembro de 2009, quinta-feira, às 17h00e foi transmitido ao vivo pela Internet, permitindo interação on-line com os participantes.

A organização do evento foi de Daniela Matielo, junto Felipe Andueza, do coletivo Lixo Eletrônico, que mantém o blog LIXO ELETRÕNICO, em conjunto com a Matilha Cultural de São Paulo, e o Congresso da CiberSociedade da Espanha.

Local: São Paulo/SP

Dia:  26 de novembro às 17h00 no Auditório da Matilha Cultural

 barra24

 

comite_1

 

No dia 26 de novembro, o Diretor do PRAC e Diretor de Responsabilidade SocioAmbiental da ABINEE, André Luis Saraiva realizou uma palestra na AMCHAM/SP promovida pelo Comitê de Meio Ambiente, sobre o tema Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada (PRAC) na área de resíduos eletroeletrônicos.

Nos EUA, o segmento de reciclagem de eletrônicos movimenta US$ 15 bilhões. Segundo dados divulgados pela Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais, hoje, o Brasil gera em torno de 680 mil toneladas de resíduos dessa natureza. Quais são as oportunidades de negócio no mercado de reciclagem de eletroeletrônicos no país? Como aproveitar os programas já existentes?

Local: São Paulo/SP

Dia:  26 de novembro das 8h00 às 10h00 no Auditório da Câmara Americana de Comércio em São Paulo

 barra24

 

ambiancelogo

 

” FÓRUM DE RESÍDUOS – NOVEMBRO 09 

 A AMBIANCE Consultoria em Saúde & Soluções Ambientais promoveu nos dias 24,25 e 26 de novembro o IV Fórum de Resíduos.

O evento contou com a presença do Diretor e Idealizador do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada André Luis Saraiva que apresentou no dia 24 de novembro das 10h00 às 11h30 a palestra LIXO ELETRÔNICO - SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS DE DESTINAÇÃO –  PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL COMPARTILHADA -  SISTEMA PRAC

Local: São Paulo/SP

Dia:  24 de novembro no Centro Empresarial do Aço - Jabaquara

 barra24

 
ambientronic

2ª Oficina sobre qualificação e certificação de produtos eletroeletrônicos ambientalmente corretos

No dia 27 de outubro, aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) a II Oficina do Projeto Ambientronic, que  apresentou a toda comunidade interessada a proposta de Avaliação da Conformidade de Produtos Eletroeletrônicos aos Requisitos Ambientais Internacionais, introduzindo para os fabricantes de produtos eletroeletrônicos brasileiros as Diretivas Européias RoHS (de restrição a substâncias tóxicas) e WEEE (para a redução e destinação correta de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos), buscando apoiar a concepção e desenvolvimento de produtos eletroeletrônicos ecologicamente corretos.

O Projeto Ambientronic compreende um conjunto de ações do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para auxiliar os fabricantes nacionais de componentes e produtos eletroeletrônicos a atenderem aos requisitos ambientais internacionais para o setor e consequentemente expandir sua atuação no mercado. A Proposta Ambientronic está sendo elaborada pela Rede de Tecnologia e Serviços de Qualificação e Certificação em Tecnologia da Informação (Rede TSQC), liderada pelo CTI.

A II Oficina do Projeto Ambientronic contou com a presença de autoridades do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, representantes da indústria do setor, entre outros. A Proposta Ambientronic inaugurou um Programa de Governo, visando estruturar meios para apoiar o setor industrial da Tecnologia da Informação, uma vez que as diretivas RoHS e WEEE responsabilizam as empresas pelo impacto ambiental de seus produtos, em todas as etapas da cadeia produtiva.

Por isto, a II Oficina do Projeto Ambientronic se configurou como um evento extremamente interessante a todos os envolvidos na área de eletroeletrônica e tecnologias da informação e comunicação.

Local: Campinas/SP

Dia:  27 de outubro no CTI – Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer

clique aqui e confira o programa completo

  barra24

 

varejo_imagem

 

INOVAcomm – Movimento de Integração para o Desenvolvimento do Brasil

A Inovação agregando valor às Corporações e à Sociedade


O INOVArejo foi um evento dinâmico, focado no público comprador de soluções, processos e tecnologias inovadoras. Teve como objetivo disseminar a inovação no segmento de varejo do mercado brasileiro, um dos mercados mais dinâmicos e que mais crescem na economia. O INOVArejo veio atender às necessidades de interação, troca de informações e relacionamento de negócios entre a cadeia produtiva desse setor e suas ramificações.

O INOVArejo colocou em debate as experiências e necessidades do setor, o que de melhor está sendo realizado, parcerias e apoios bem sucedidos entre empresas, governos e associações de classe, casos de sucesso, gestão, serviços e tecnologias.

O diretor e idealizador do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada, André Luis Saraiva, participou deste evento como moderador do painel a Inovação e a Responsabilidade Social, no dia 29 de setembro das das 15h00 as 18h30.

Local: São Paulo/SP

Dias: 29 e 30 de setembro no auditório do Serasa/Experian

Divulgação: VitrinePublicitaria.nete-thesisTribuna da Bahia on-line,

 barra24

 

reciclagem_de_cleta_seletiva

 

Diversos resíduos do nosso cotidiano podem ser reciclados e ter o seu ciclo de vida aumentado. Venha conhecer como isso pode ser feito e os benefícios advindos desta importante prática de minimização da geração de resíduos.

No dia 16 de setembro a Interação Ambiental, em parceria com a Ambiente Press e a Revista Meio Ambiente Industrial e com apoio do apoio do CRQ-IV Região - Conselho Regional de Química promoveu o seu 7º Encontro Técnico do ano de 2009 com o tema Reciclagem e Coleta Seletiva. O Diretor e Idealizador do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada, André Luis Saraiva, participou deste evento abordando o tema: Reciclagem de Pilhas e Baterias – responsabilidade ambiental e a atuação de setor produtivo. 

Local: Porto Alegre/RS

Dia: 16 de setembro no auditório do Conselho Regional de Química – IV Região

barra24

 

exposucata2011

 

EXPOSUCATA 2009 - Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria da Reciclagem que ocorreu de 8 a 10 de setembro no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo, reuniu em seus 3 dias os principais participantes deste mercado que faturou R$ 10 bilhões em 2007 e é hoje o principal ponto de encontro para quem comercializa, gera, transforma ou consome materiais recicláveis.

Nunca este setor industrial foi abordado com tanta profundidade. Foram mais de 40 expositores e 23 palestras cobrindo o que de mais importante ocorre hoje nos mercados de reciclagem de metais ferrosos, papéis, alumínio, cobre, chumbo, eletrônicos, plásticos, resíduos de construção e demolição, madeira, pneus, vidro, entre outros. No dia 10 de setembro na sala 01 o Diretor e Idealizador do – PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada, André Luis Saraiva, foi o palestrante do Painel: CHUMBO: As oportunidades de negócio no mercado de reciclagem de chumbo para empresas ambientalmente certificadas e participou das 16h45 às 18h00 na sala 2 juntamente com Ricardo Rodrigues da UMICORE, Marcelo Marques  da INTERAMERICAN e Roberto Lopes da ESSENCIS do Painel soore ”Perspectivas para o mercado de reciclagem de Eletrônicos”

Segundo especialistas, cerca de 50% do chumbo que o Brasil consome é proveniente da atividade de reciclagem, tendo no mercado de baterias chumbo-ácidas o seu maior fornecedor. O restante é proveniente de metal importado. Quais as oportunidades e riscos para se trabalhar com um metal de alta reciclabilidade, mas que, ao mesmo tempo, exige grande cuidado em seu processamento? Quais são os riscos ambientais e de saúde envolvidos nessa atividade? Quais são as oportunidades de negócio no mercado de reciclagem desse material? Como funciona a logística reversa dessas baterias chumbo-ácidas por parte dos fabricantes de novos produtos e como o mercado de reciclagem pode atuar para abastecer os mercados consumidores? Qual é a importância do consumidor na reciclagem dessas baterias?

Local: São Paulo/SP

Dia: 10 de setembro na sala 1 das 13h45 às 15h00 e na sala 3 das 16h45 às 18h00 – Centro de Exposições Imigrantes

barra24

 

ambiancelogo

 

Seminário AMBIANCE

“GERENCIANDO RESÍDUOS PERIGOSOS.

RESÍDUOS, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE”

A AMBIANCE Consultoria em Saúde & Soluções Ambientais promoveu nos dias 18 e 19 de agosto o Seminário Gerenciando Resíduos Perigosos – Resíduos, Meio Ambiente e Sustentabilidade que é dirigido a indústrias de vários segmentos e especialmente voltado ao gerenciamento de resíduos perigosos.

O evento contou com a presença do Diretor e Idealizador do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada André Luis Saraiva que apresentou no dia 19 de agosto das 10h30 às 12h00 a palestra PILHAS, BATERIAS, CELULARES - SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA PARA DESCARTE DE: BATERIAS E CELULARES

Local: São Paulo/SP

Dia:  19 de agosto no Centro Empresarial do Aço - Jabaquara

barra24

 

seminarioree

 

Os resíduos eletroeletrônicos representam uma preocupação relativamente nova, porém crescente nos dias de hoje, em todo o mundo, sinalizando para a importância de iniciativas na busca de soluções para este desafio.

Neste contexto, o Governo de Minas realizou o Seminário Internacional de Resíduos Eletroeletrônicos, promovendo a discussão entre os diversos setores e a troca de experiências nacionais e internacionais, abordando temas como: sistemas de gestão, tecnologias e consumo consciente. O Diretor e Idealizador do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada, André Luis Saraiva, participou deste evento como mediador do Painel 1 – Políticas Públicas que aconteceu das 9h00 às 12h30 no dia 13 de agosto.

Local: Belo Horizonte/MG

Dia: 13 de agosto no CMRR – Centro Mineiro de Referência em Resíduos

 barra24

 

forumresisolid

 

O 2º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos objetivou dar continuidade as discussões sobre o tema resíduos sólidos iniciadas no 1º Fórum Internacional e que precisam de esforço maior para se chegar a uma solução, difundir e aprofundar conhecimentos relacionados com o tema que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos, provocando uma reflexão, que leve a uma consciência das suas consequências para a relação sociedade-natureza, histórica e socialmente construída. O O evento contou com a presença do Diretor e Idealizador do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada André Luis Saraiva que apresentou no dia 08 de julho o Caso PRAC – PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL COMPARTILHADA

Local: Porto Alegre/RS

Dia: 08 de julho no Salão de Convenções da FIERGS

 barra24

 

ambiancelogo

 

Seminário AMBIANCE

GERENCIANDO COM SUSTENTABILIDADE – GESTÃO INTEGRADA E PREVENÇÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA E NO AGRONEGÓCIO

 A AMBIANCE Consultoria em Saúde & Soluções Ambientais promoveu nos dias 17, 18 e 19 de junho o Seminário Gerenciando com Sustentabilidade – Gestão Integrada e Prevenção Ambiental na Indústria e no Agronegócio que é dirigido a indústrias de vários segmentos e especialmente voltado a representantes do Agronegócio, inclusive às atividades empreariais derivativas dos setores têxtil, alimentício, papel e celulose entre outros e ainda para técnicos da Fiscalização Ambiental e Destinadores de Resíduos.

O evento contou com a presença do Diretor e Idealizador do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada André Luis Saraiva que apresentou no dia 17 de junho às 9h00 a palestra de abertura do seminário intitulada: PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE – SISTEMA DE GESTÃO PRAC PARA DESCARTE DE BATERIAS, LÂMPADAS E CELULARES.

Local: São Paulo/SP

Dia:  17 de junho às 9h00 no Centro de Convenções São Paulo – próximo ao Ginásio de Esportes do Parque Ibirapuera

clique aqui e confira o programa completo

 barra24

 

topo_r3_c1

 

O  RIO AMBIENTE vem se consolidando como o mais completo e representativo evento sobre meio ambiente no Estado do Rio de Janeiro desde 2005, ano de sua primeira edição. O evento é realizado anualmente pela FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

No Fórum Ambiental, foram apresentadas palestras ligadas à temática ambiental, sempre das 14h às 18h, a organização do Fórum será de responsabilidade da área de Meio Ambiente da FIRJAN. Além disso, ocorreram discussões paralelas sobre vários assuntos pertinentes aos objetivos do evento, mediadas por palestrantes de renome nacional e internacional. No dia 01 de junho o Diretor e Idealizador do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada, André Luis Saraiva, apresentou a palestra dentro do tema Logística Reversa, intitulada PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada.

Local: Rio de Janeiro/RJ

Dia: 01 de junho no auditório da FIRJAN

clique aqui e confira o programa completo

 clique aqui e confira a divulgação do evento

barra24

 

HOME-PORT_01

 

26, 27 e 28 de maio em São Paulo

No dia 27 de maio o Diretor e Idealizador do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada, André Luis Saraiva, participou deste evento abordando o tema: Produtos, Soluções e Serviços baseados em Conhecimento, no Auditório Principal

Local: São Paulo/SP

Dia: 27 de maio das 10h30 às 11h30 no auditório principal

clique aqui e confira o programa completo

barra24

 

 unicsul

 

 No dia 27 de maio o Diretor e Idealizador do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada, André Luis Saraiva, ministrou uma palestra na UNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul no Campus Anália Franco com o tema Construindo a Sustentabilidade para os alunos da disciplina de Reciclagem e Tratamento de Resíduos Sólidos a convite do Professor Jean Carlo Camasmie De Paola.

Local: São Paulo/SP – Campus Anália Franco

Dia: 27 de maio às 19h00

barra24

 

recval

 

Seminário de Reciclagem e Valorização dos Resíduos Sólidos – Meio Ambiente

 O programa do seminário de 2009 abordou projetos de pesquisas acadêmicos, de órgãos públicos e privados, que estão envolvidos com a utilização de materiais recicláveis em: novas aplicações, em técnicas de reciclagem, no mercado de recicláveis, no controle de resíduos sólidos, na legislação ambiental, ou seja, em temas relacionados ao Meio Ambiente focando a importância deste tema em nível nacional e internacional.

O objetivo foi a busca de informações recentes sobre processos e projetos de reciclagem e valorização do Meio Ambiente, com palestras de empresários, de associações, de pesquisadores e de professores da área. Este evento é importante na divulgação destes temas, no qual todos os participantes tiveram a oportunidade de trocar informações e experiências.

O diretor e idealizador do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada, André Luis Saraiva ministrou a palestra “Construindo a Sustentabilidade“.

Local: São Paulo/SP

Dia: 29 de março no Anfiteatro do prédio da administração da Poli -Auditório Prof. Francisco Romeu Landi

barra24

 

ambiancelogo

 

III FÓRUM NACIONAL DE RESÍDUOS & SUAS POLÍTICAS NO FOCO DA SAÚDE,MEIO AMBIENTE & SUSTENTABILIDADE

A AMBIANCE Consultoria em Saúde & Soluções Ambientais promoveu nos dias 24, 25 e 26 de março o III Fórum Nacional de Resíduos & suas Políticas no foco da Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, que abordou um momento técnico para intercâmbio entre Estados e Cidades com diferentes realidades da gestão e da geração de Resíduos. O Fórum foi formatado para mostrar experiências técnicas, sucessos e dificuldades entre profissionais e expertises,  trocando experiências técnicas, aprofundando conceitos e conhecendo estratégias práticas de aplicação.”

O evento contou com a presença do Diretor e Idealizador do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada André Luis Saraiva que apresentou no dia 24 de março às 9h00 a palestra de abertura do seminário intitulada FUTURO AMBIENTAL NO BRASIL – OS CAMINHOS DO MEIO AMBIENTE E DA SUSTENTABILIDADE

Local: São Paulo/SP

Dia:  24 de março às 9h00 no Centro de Convenções São Paulo – próximo ao Ginásio de Esportes do Parque Ibirapuera

clique aqui e confira o programa completo

barra24

 

convite2

 

No dia 11 de fevereiro foi realizado o III Encontro de Logística Reversa promovido pelo CLRB – Conselho de Logística Reversa do Brasil, que contou com a presença do Diretor e idealizador do PRAC - Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada André Luis Saraiva, e empresas de destaque em seus setores para um café da manhã. Na agenda estava programada a apresentação de inédita e recente pesquisa sobre Logística Reversa no Brasil e um painel empresarial sobre os desafios atuais da Logística Reversa. André Luis Saraiva, representando a ABINEE - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, entidade na qual exerce o cargo de Diretor de Responsabilidade Socioambiental ministrará às 9h30 a palestra ABINEE e a Logística Reversa

Local: São Paulo/SP
Dia:  11 de fevereiro às 9h00 no Auditório da TGestiona

barra24

 
 
EVENTOS REALIZADOS

2017 - 2016 - 2015

20142013201220112010

20082007200620052004